A lenda do poderoso Deus do trovão, Thor.



Thor (nórdico antigo: Þórr) é o deus nórdico dos trovões e das batalhas. Pertence ao clã dos deuses Æsir, e é filho do Deus Odin.


Onde nasceu Thor?

Thor foi fruto da relação entre Odin e Gaia, a deusa da terra, tendo nascido em uma pequena caverna na Noruega. Odin, no entanto, levou Thor para ser criado em Asgard por sua esposa Frigga.


Itens mágicos.

Na mitologia nórdica, Mjölnir (o destruidor) é o poderoso martelo de enorme cabeça e cabo curto de Thor, Deus do trovão e das batalhas, o qual é feito de um minério místico especial chamado Uru e forjado no coração de uma estrela pelos lendários anões ferreiros, Brokk e Eitri. E por ter um cabo muito curto (defeito provocado por Loki quando transmutado em uma mosca, no momento de fabricação daquele martelo, e ao picar a testa do anão), é preciso que Thor utilize uma manopla de ferro chamada Járngreipr, a qual também foi feita pelos anões, para empunhá-lo. A citada manopla evita que o martelo escape de suas mãos quando em batalha, e, ao esticar o braço, chama-o de volta às suas mãos.


Já Megingjard é o cinturão que aumenta a força de quem o usa em 10 vezes, e é o terceiro artefato obrigatório no inventário de Thor, pois ele cede a força necessária para que o Deus do trovão empunhe o martelo.




Filhos.

Teve uma vida doméstica importante. Casou-se duas vezes: a primeira com a gigante Járnsaxa, que lhe deu um filho, Magni (força); e outro chamado Modi ("coragem"), que é citado em fontes antigas, mas sem referir o nome de sua mãe. E o segundo casamento, que foi muito mais importante no mito do deus Thor, foi com Sif, a bela dama de cabelos tão louros como o ouro. Com ela teve duas filhas: Lorride e Thrud.

Thrud, “a Regente do Tempo” era famosa por sua extraordinária beleza. Foi admirada e desejada por muito homens, mortais, heróis, deuses e até mesmo gnomos, dos quais um, chamado Alvis, foi petrificado por Thor para que se afastasse de sua filha. O nome Thrud significava, em nórdico antigo, "força e poder". Ela era considerada uma deusa regente do tempo cuja raiva trazia as nuvens escuras de chuva e as tempestades, e o bom humor deixava o céu da cor de seus olhos azuis.

Por vezes o outro filho de Sif, Uller, é também referido como filho de Thor, mas é apenas seu enteado. Sendo seu verdadeiro pai o jontum Orvandil.


Animais.



Thor percorria o mundo numa carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr. Conta-se que, quando Thor percorria o céu nessa carruagem, as montanhas ruíam, e o barulho provocado pelas rodas do veículo originavam os trovões.


Sua Casa.

Thor habitava em Thrudheimr (ou Thrudvangr) no salão Bilskirnir, onde recebia os pobres depois que haviam morrido. Esse salão possuía 540 acomodações e era considerada a maior de todas as construções. 


A morte de Thor.





No Ragnarok, a batalha final entre Deus e Gigantes, a tarefa de Thor era a de matar Jormungand, a Serpente de Midgard (uma criatura tão grande que envolvia toda a Terra), um dos filhos do Deus Loki, porém Thor não conseguiu matar a serpente e acabou morrendo em batalha contra o animal.







Curiosidades:

Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana, Thursday, ou Thor's day (quinta-feira, em inglês); o mesmo aconteceu entre os escandinavos que chamaram a quinta-feira de Torsdag. O mesmo acontece no idioma alemão em que a quinta-feira se chama Donnerstag (donner = trovão; tag = dia).

O mensageiro de Thor era o veloz Thjalfi e sua criada era Röskva, irmã de Thjalfi.

Era Thor o deus que mais possuía templos na Escandinávia.









Amuleto representativo do martelo de Thor, encontrado em 1877 na EscâniaSuécia.









Vídeo sobre o tema.



Postagens mais visitadas