Experiências com macacos - reatividade

SOBRE SER REATIVO E O QUE PROVOCA ISSO.

Os cientistas são criaturas incríveis.  Suas mentes são usadas, quando em seu ofício, cem por cento para uma tarefa específica. E normalmente para achar a solução para um problema.

Desta vez eles fizeram uma experiência com cinco macacos, colocando-os em uma jaula, onde penduraram no centro um cacho de bananas e uma escada alta o suficiente para alcançá-las. Em seguida os deixaram a sós para ver o que fariam, se usariam a escada para alcançar as bananas.

Não demorou muito para terem essa ideia.

Eles colocaram a escada no meio da jaula e a seguraram enquanto um deles subia para pegar as bananas. Assim que isso ocorreu, os cientistas deram um forte jato de água, derrubando o macaco que havia subido na escada e afugentando os demais. Apesar disso, eles tentaram várias vezes. Até que todos haviam tentado e não haviam conseguido pegar uma banana sequer.

Por fim todos estavam molhados e assustado demais para tentar novamente.

Então os cientistas tiraram um dos macacos e colocaram outro no grupo.

Esse novo macaco não sabia o que ocorrera, por isso logo tentou pegar as bananas, mas foi rechaçado pelos macacos remanescentes. E depois de algumas tentativas ele desistiu e se acomodou juntou aos demais.

Um segundo macaco foi removido do grupo. Um novo foi colocado na jaula. E o mesmo ocorreu, também foi rechaçado pelo grupo. Acabou por fim também acuado no canto com os demais.

Os cientistas fizeram isso com os cinco macacos iniciais. Restando por fim nenhum dos símios iniciais do grupo – tendo ficado somente os macacos substitutos.

Quando isso ocorreu, os cientistas não mais puniriam os macacos que se subissem na escada.

Mas eles não mais tentavam. E os que tentavam ou chegavam perto da escada eram impedidos pelos demais do grupo. Mesmo sem saber por que estavam fazendo isso.


Não sei quanto a você, mas eu só consigo fazer correlação mental com uma coisa - Leis. No sentido geral dessa palavra. Mas quero me ater a uma delas - a fé, a maior das leis e dos freios humanos. 

Mas hoje me ocorre o seguinte: há certas festividades, em que a maioria da população mundial gosta de participar, mas não fazem a mínima ideia de por que o fazem. "Faço porque minha mãe me ensinou, faço por que todo mundo faz, é cultura", essas são as respostas básicas às suas ações. Mas nem ao menos tentam descobrir por que o fazem.


https://www.wattpad.com/1204104562-relatos-m%C3%B3rbidos-e-selvagens-experi%C3%AAncias-com

Postagens mais visitadas