Frases avulsas de 2021



NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL.

- -Como conheci essa frase.

TEnho certeza que foi no trabalho. A ouvi de duas pessoas que passaram pela minha vida. De dois chefes. Ambos da mesma turma de oficiais. Eles são totalmente diferentes um do outro. Mas que guardavam a mesma frase para usá-la em momento oportuno.

O primeiro deles é um imbecil de marca maior, o pior dos piores, que ostenta estrelas e gemas em seu ombro sem ao menos as merecer.

O segundo, um cara bacana, uma mistura do  já citado primeiro com esse segundo. Ele até que tem meu respeito por motivos particulares, mas depois de pronunciar a mesma frase fiquei com um pé atrás. E isso de certa forma ratificou uma certa desconfiança que nutria em relação a ele. Certas ações que destoavam de seu comportamento aparentemente "gentil".

Tais pessoas passaram, foram para outro lugar longe de mim. De certa forma ao menos. Mas a frase deles ressoou em minha cabeça por algum tempo. Ela tinha algo de errado, apesar de óbvia. Mas de cara não consegui ver o que era.

- - Pensando muito no assunto.

Então pensei e pensei. Nada. minha mente não sabia onde estava o erro. Não conseguia fazer o vínculo correto. Até que num estalo, durante o decorrer de um serviço, entendi o que era.  E o elo veio pelas ações da criatura mas improvável. E, para lhe mostrar o tal elo, preciso exemplificar.

Vamos lá.

Você tem um funcionário que trabalha muito bem naquilo que faz. E se empenha como ninguém. Faz do seu serviço a prioridade no seu dia. Aí, por um motivo qualquer, ele comete um erro pequeno. Quase imperceptível. Nesse ponto, o suposto chefe o chama atenção. O funcionário não acha justo o que foi dito e retruca. O chefe recua na cadeira e solta essa:

NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL.

Isso é um desmerecimento do empenho do funcionário, querendo dizer que, por mais ele faça o melhor e ajude demais a empresa, ele não tem o valor que dá a si mesmo. Simples assim. É uma frase que tende a desvalorizar uma pessoa.

Sei que não fui muito feliz no exemplo acima. Mas logo, logo, vou trazer uma melhor.

........


 OS SEGREDOS NO UNIVERSO.

Nesta semana de feriado facultativo frustrado, o enigmático universo resolveu expor seus mistérios a mim.

Pelo menos dois deles.

O primeiro foi a respeito da frase “Ninguém é insubstituível”, o qual terá seu próprio texto a explicando. Aguardem.

O segundo veio no decorrer de uma série bem bacana que não sei pronunciar o nome, Only Murders in the Building, no final do primeiro para o segundo episódio.

Que era mais ou menos assim:

Às vezes é mais fácil lhe dar com os segredos de alguém do que lhe com nossos próprios segredos.

Mano, isso explica um caralhal de coisas na minha cabeça. Sério.

Mas principalmente o porquê de certas pessoas cuidarem da vida dos outros, se incomodando, tendo elas mesmas seus próprios problemas.

É claro agora o porquê: como dito acima, é mais fácil se incomodar com a vida alheia do que com a sua própria.


COISA DE VELHO.

"Hoje em dia" é uma expressão, um eufemismo, usada para se dizer que está velho sem dizer exatamente isso.


nodes2021.

Postagens mais visitadas